segunda-feira, setembro 04, 2006

Deixar de Fumar, um Destino Pior Que a Morte?

As pessoas se visitassem alguns hospitais do país ficavam estupefactas como é que os fumadores resistem tanto a deixarem de fumar. Os fumadores ouvem histórias de horror e mesmo assim não acreditam em nenhuma palavra que estão a ouvir. Alguns fumadores tiveram vários ataques cardíacos, doenças relacionadas com má circulação que resultam em amputações, cancro, enfizema e outras simpáticas doenças. Como é que estas pessoas continuam a fumar depois de tudo isto? Alguns destes fumadores têm plena consciência daquilo que os cigarros lhes estão a fazer, mas mesmo assim continuam a fumar. A grande questão que se impõe é.. PORQUÊ? A resposta a esta complexa questão é na verdade bastante simples. O fumador tem os cigarros tão enraizados no seu estilo de vida que ele acha que ao deixar de fumar ele vai desistir de todas as actividades associadas aos cigarros. Se agora considerar que desde o momento em que acorda até ao momento em que se deita tudo envolve fumar e cigarros, a vida parece que não faz nenhum sentido sem fumar. O fumador tem também medo dos sintomas de privação que vai sentir quando parar de fumar. Considerando tudo isto, deixar de fumar é de facto mais assustador do que morrer.

Se o fumador estivesse correcto acerca de todas as conclusões que tirou anteriormente, se calhar, deixar de fumar acaba mesmo por não valer a pena. Contudo, todas estas conclusões estão claramente ERRADAS. Existe vida depois dos cigarros e os sintomas de privação não duram para sempre. Tentar convencer um fumador disto é contudo, equivalente a escalar o Evereste. Estas falsas crenças estão enraizadas no fumador devido ás falsas sensações de positivismo criadas pela nicotina.

O fumador sente que necessita de fumar assim que acorda de manhã. Por norma, quando acorda, sente uma ligeira enxaqueca, cansaço, irritabilidade e desorientação. Além disso, acha que toda a gente acorda assim de manhã. Ele considera-se uma pessoa extremamente feliz dado que tem um meio de acabar com toda esta má-disposição. Fuma um ou dois cigarros. Depois de acordado, sente agora que precisa de mais cigarros para se sentir mais enérgico. Durante o dia, quando estiver stressado ou nervoso os cigarros vão acalmá-lo. Desistir desta maravilhosa droga parece-lhe simplesmente ridículo.

Mas se ele desistir dos cigarros ficará surpreso ao descobrir que se vai sentir muito melhor e consequentemente encarar os problemas do dia-a-dia com muito mais confiança. Quando acordar de manhã vai-se sentir infinitamente melhor. Nunca mais se vai levantar da cama com aquela panóplia de estranhas sensações. Agora acorda a sentir-se relaxado e descansado. Até mesmo sob stress, não vai mais sentir-se em pânico quando os seus níveis de nicotina descerem abaixo do normal. De um modo geral, vai-se sentir muito mais calmo. A crença de que os cigarros eram uma fonte de energia é das mais falsas que existem. Qualquer ex-fumador lhe dirá que se sente agora mais forte e com mais energia do que nunca. Também o medo dos sintomas de privação desaparece dado que 3 dias depois de deixar de fumar estes sintomas têm o seu pico, e em 15 dias desaparecem completamente.

Se um fumador desse a si próprio a oportunidade de apreciar as sensações do que é não fumar, nunca mais este fumador iria perpetuar medos irracionais na sua mente que o fazem dia após dia entregar-se a este vício mortal. O único medo que vai ter a partir agora é de ter uma recaída que não irá acontecer desde que se lembre que: FUMAR NÃO É UM HÁBITO, É UM VÍCIO!
Counter Stats
astrology
astrology Counter