sábado, setembro 02, 2006

Porque É Que Eu Fumo ?

Milhões de fumadores passam horas intermináveis nas suas brilhantes carreiras de fumo tentando com sucesso responder a esta perplexa questão. Tipicamente, os motivos andam sempre á volta do mesmo: sentem-se tristes, insatisfeitos, nervosos, aborrecidos, ansiosos, sozinhos ou apenas frustrados quando privados dos seus cigarros. Outras razões citadas com frequência é que os cigarros mantêm a linha, fazem as pessoas pensar com mais eficácia ou que as pessoas são mais sociáveis quando fumam. Muitos afirmam que fumam para celebrar os bons acontecimentos da vida. Comida, bebida, diversão, jogos e até mesmo o sexo parecem perder todo o interesse sem um cigarro. Depois de ouvir todas estas maravilhosas qualidades atribuídas aos cigarros, eu fico extremamente surpreso ao constatar que biliões de pessoas no planeta Terra deixaram de fumar.
Mas que raio se passa com estes ex-fumadores??? Eu consigo compreender os que nunca fumaram. Afinal de contas eles nunca se deram conta dos inegáveis beneficios provenientes do consumo de nicotina. "Voçê nunca vai sentir falta daquilo que nunca provou". Contudo, todos estes ex-fumadores que desistiram deste vício fascinante que tantos benefícios traz, só podem ser completamente desiquilibrados.

Bom, a verdade é que os ex-fumadores não são de todo desiquilibrados. Pelo contrário, foi a capacidade que tiveram para serem racionais que lhes permitiu ficarem livres da dependência por nicotina. Eles tiveram a percepção de antecipar a dor e agonia provenientes dos primeiros dias sem fumar. É sem dúvida um vício extremamente poderoso que cria dezenas senão mesmo centenas de crenças irracionais na nossa mente de modo a que o nosso cérebro possa aceitar o facto de que fumar é uma atitude racional. Muitos dos motivos acima mencionados por fumadores foram induzidos pelo consumo diário de nicotina.
Todos os ex-fumadores deviam ser aplaudidos por esta grande vitória que alcançaram ao derrotar os muitos obstáculos criados por este vício. O processo inicial para deixar de fumar deixa-nos num estado de insegurança emocional e constante dúvida. Será que um fumador é capaz de sobreviver no nosso complexo mundo sem cigarros? Assim que deixarem de fumar de uma vez por todas, serão agora capazes de ter uma perspectiva clara e racional sobre todas as mentiras criadas ao longo dos anos com um único propósito: fumar. Ser livre de uma dependência após anos de escravidão traz-nos uma sensação de alívio e recompensa que o fumador nunca imaginou que pudesse acontecer. Para seu espanto, eles descobrem agora que existe vida sem nicotina.É uma vida saudável, calma e muito mais prazerosa. Estas pessoas têm agora uma escolha: fumar de novo ou permacencerem livres. Se olharem objectivamente e com serenidade para todas as vantagens e desvantagens a dedução lógica será permacecer um ex-fumador. Infelizmente, muitos não se recordam de todas as consequências associadas ao consumo de nicotina, lembrando-se apenas dos bons momentos que tiveram com os cigarros. Pensam agora que podem disfrutar apenas de um ou dois cigarros ocasionalmente. O que deve ser compreendido de uma vez por todas é que um viciado em nicotina só tem duas hipóteses: não fumar ou voltar a fumar aquilo que fumava. Não existe um meio-termo. É uma perda de tempo fantasiar sobre o facto de ser um fumador ocasional. Nunca mais na vida isso acontecerá.
Todos os ex-fumadores devem considerar ambas as opções. Se a escolha for fumar, basta para tal fumar um singelo cigarro e ficar de novo amarrado a este vício. Se escolher ficar livre tem apenas de se lembrar que: FUMAR NÃO É UM HÁBITO, É UM VÍCIO!

4 Comments:

Blogger xastanho said...

Tens toda a razão colega ! Só queria fazer uma pergunta, porque falar é fácil.
És fumador? Ou por acaso, alguma vez o foste?

quinta-feira, agosto 02, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Olá,

Falar é de facto fácil.

Fui fumador durante 10 anos, quando deixei, fumava entre 30 a 40 cigarros por dia.

Tentei por diversas vezes deixar, não consegui fazê-lo à primeira.

Além da força der vontade é preciso parar de dar desculpas a nós próprios para justificar um vício. Caso contrário, mesmo que deixe de fumar vai sempre ficar com a sensação que está a perder alguma coisa. E numa análise com rigor, bem sabemos que não é assim. A questão não é só psicológica, a nicotina é uma droga extremamente viciante, contudo, não passa de uma erva com um QI de zero. Parando para pensar com um pouco de lógica ajuda.

Abraços

segunda-feira, agosto 06, 2007  
Blogger Loreto Machado said...

Fumar sei que me faz mal mas tem tanta coisa que nos faz mal como transito,clientes,patrao,sogras e outro,me fiz essa pergunta porque que eu fumo?mas ainda continuo sem resposta.Bem momentanio tesao talvez mas que me faz um bem momentanio tambem.por isso o da pergunta porque ?

quinta-feira, junho 04, 2009  
Anonymous Anónimo said...

Fumo, logo, sou bobo...
ou não?
http://www.youtube.com/watch?v=7I0qAMG_-SA

quinta-feira, janeiro 26, 2012  

Enviar um comentário

<< Home

Counter Stats
astrology
astrology Counter