segunda-feira, agosto 28, 2006

Porque é que as pessoas continuam a fumar ?

Algumas pessoas poderão discordar que ser um viciado em cigarros é apenas um eufemismo engraçado que em nada deve ser comparado ao que estas pessoas consideram ser sintomas de degradação resultantes do consumo de nicotina. Mas pelo contrário, o vício pela nicotina pode ser tão forte e mortal como qualquer outro vício existente. Na verdade, se contabilizarmos o número de pessoas que morre anualmente por motivos que não de saúde (acidentes de viação,homicidios, suícidios, overdoses com drogas duras etc..) não ultrapassam, por incrivel que pareça, o número de mortes prematuras causadas pelo consumo de cigarros.

Até há bem pouco tempo, a ideia da nicotina ser uma substância fisiologicamente viciante causava bastante controvérsia na comunidade médico-científica. Para que uma droga seja considerada viciante, tem que obrigatoriamente respeitar determinados critérios. Primeiro, tem de ser capaz de induzir sintomas de privação a nível físico aquando da cessação do seu consumo. Os sintomas de abstinência da nicotina são largamente conhecidos nos dias de hoje.
Segundo, a tolerância que a pessoa tem perante a droga tende a desenvolver-se. O aumento do consumo é necessário de modo a que se garanta os mesmo efeitos ao longo do tempo. Os fumadores experimentam este fenómeno quando o seu consumo de cigarros aumenta gradualmente; toda a gente se lembra do tempo em que passava dias sem fumar um cigarro, sendo agora necessário fumar um ou dois maços por dia.
O terceiro critério é o de que uma substância é tão essencial para o seu consumidor que quando é privado de tal substância tende a ter comportamentos considerados como anti-sociais. Muitos dizem que este último critério é bastante subjectivo e que depende bastante de pessoa para pessoa (no entanto, voçê sabe bem como fica quando não fuma por um período superior a 24 horas - se é que alguma vez o fez); isto apenas acontece porque um fumador tem cigarros á sua disposição em qualquer parte do dia ou da noite, em praticamente qualquer lugar. Quando a situação é inversa, o caso muda de figura.
Durante a 2ª Guerra Mundial, em campos de concentração nazis, como é de conhecimento geral, os prisioneiros não eram alimentados de uma maneira saudável, que pudesse satisfazer todas as suas necessidades físicas relacionadas com o consumo de alimentos. Estes prisioneiros, eram literalmente, deixados a morrer á fome. Isto são factos bem documentados e que qualquer pessoa poderá comprovar com os seus olhos com uma simples pesquisa. Bom.. acontece que era prática comum entre os prisioneiros fumadores trocarem comida por cigarros. Até hoje em dia, em países mais pobres como o Bangladesh, pais com os filhos a desesperarem por comida, trocam-na por cigarros. Estes não são de todo, comportamentos normais.

Muitos fumadores admitem recorrer a pontas encontradas em cinzeiros ou caixotes do lixo quando se vêem privados de nicotina numa circunstância anormal. Para estes fumadores, é doentio pensar que cometeram um acto tão grotesco, mas muitos percebem que apesar de tudo, se fosse necessário repetir a divertida experiência, acabariam por fazê-lo.

A nicotina é uma droga. É viciante. E se voçê deixar pode mesmo acabar consigo. Leve isto em consideração sempre que pensar em fumar. Quer continuar a arriscar a sua sorte ? Lembre-se: FUMAR NÃO É UM HÁBITO, É UM VÍCIO!
Counter Stats
astrology
astrology Counter