sábado, setembro 02, 2006

Voçê Fuma Porque é Um Viciado em Nicotina.. A Sério!

Alguns fumadores dizem que fumam porque são naturalmente nervosos; outros dizem que fumam para celebrar determinadas ocasiões. Outros pensam que fumam para se sentirem mais enérgicos. Alguns pensam que assim ficam com um look mais sexy. Outros acham que raciocinam melhor se fumarem. Alguns fumadores dizem que voltaram a fumar porque começaram a sentir dores no peito. Contudo, nenhuma destas razões explica porque é que as pessoas continuam a fumar. A resposta como sempre, é na realidade, simples. Os fumadores fumam cigarros porque são viciados neles. Para ser mais preciso, fumam porque não conseguem passar sem nicotina.

Um viciado em nicotina, como qualquer outro viciado, ficou completamente "agarrado" a uma determinada substância - no caso dos fumadores, a nicotina. O fumador está num ponto em que se não manter devidamente o nível mínimo de nicotina na sua corrente sanguinea começa a sofrer sintomas de privação derivadas da sua abstinência.

Tudo o que leva o fumador a perder nicotina do seu corpo vai fazê-lo fumar mais.

Muitos fumadores sentem que quando estão nervosos ou aborrecidos que os cigarros os ajudam a acalmar. O efeito de calma sentido aquando da ingestão de nicotina não tem a ver com a resolução do problema que originou o stress mas antes com o reabastecimento de nicotina na corrente sanguinea, acabando consequentemente com os sintomas de privação. É agora simples de perceber porque é que os fumadores que não têm conhecimento sobre este falso alívio causado pelos cigarros têm tanto medo de parar de fumar. Eles sentem que, ao parar de fumar, estão a desistir de uma técnica que, na sua opinião, combate eficazmente o stress. No entanto, quando páram de fumar por um curto período de tempo reparam que reagem com mais calma ás mesmas situações.

A explicação de como as mudanças fisiológicas ocorrem no corpo de um fumador são difíceis de aceitar por parte do último. Contudo, um fumador consegue relacionar outras situações em que, regra geral, fuma mais cigarros que o habitual, devido a uma "saída" mais rápida de nicotina do seu corpo. Tal como nas situações de stress, o fumador quando consome bebidas alcólicas tende a perder nicotina da sua corrente sanguinea de uma forma mais rápida que o habitual, sendo o resultado directo um consumo maior de cigarros. Tanto na situação de stress, como na de consumo de alcóol, o único motivo que o levou a fumar mais cigarros foi a necessidade de alimentar o seu corpo e a sua mente com mais nicotina. Vício, puro e simples. Se perguntar a um destes fumadores porque é que está a fumar mais que o habitual, ele vai responder que é porque toda a gente á volta dele está a fumar. Mas se um destes fumadores pensar que houve alturas em que era o único que estava a fumar, rápidamente se apercebe que era o alcóol que na verdade o estava a fazer fumar cada vez mais.O consumo de álcool resulta no mesmo efeito fisiológico que o do stress: acidificação da urina. Os níveis de nicotina descem de uma forma dramática e o fumador é obrigado a fumar cigarro atrás de cigarro de modo a não sentir sintomas de privação.

É importante para os fumadores que querem parar de fumar entender com clareza todos estes conceitos dado que, assim que compreenderem os motivos pelo qual fumam, vai fazê-los perceber que a vida é muito mais simples sem nicotina. Assim que o fumador pára de fumar, a nicotina começa a deixar o seu corpo e em duas semanas, nenhum restício poderá ser encontrado. Assim que toda a nicotina estiver fora do seu corpo os sintomas de privação também desaparecem. Nunca mais vai sentir sintomas de privação quando se vir confrontado em situações de stress, consumo de alcóol ou pelo simples facto de estar algumas horas sem fumar. Em pouco tempo, perceberá que todas as vantagens que haviam em fumar, afinal eram falsas. As pessoas não precisam de cigarros para lidar com stress, beber um copo, socializar ou trabalhar. Tudo o que fizeram enquanto fumadores podem agora fazer enquanto não-fumadores e além disso desempenhar qualquer tarefa com menos dificuldade, em menos tempo, com mais clareza e sentir-se de uma maneira geral bastante melhor. Tornam-se pessoas mais independentes e seguras. É uma sensação maravilhosa e uma felicidade tremenda que se sente quando se vê livre deste vício.

Contudo, por mais tempo que o ex-fumador esteja sem fumar e por muito confiante que esteja, deverá sempre lembrar-se que é um viciado em nicotina. Ser um viciado em nicotina quer dizer que desde que não toque num cigarro, charuto, cachimbo ou que se injecte numa veia com nicotina nunca mais se vai sentir dependente desta planta. Se por outro lado, cometer o erro de achar que desta vez vai controlar melhor o seu vício, esqueça. Um cigarro é o suficiente para de novo começar o ciclo químico da nicotina na sua corrente sanguinea, consequentemente no seu cérebro, sendo inevitável que regresse ao consumo desenfreado que o fez parar anteriormente.
Tendo tudo isto em conta, assim que deixar de fumar é fulcral que se recorde para o resto da sua vida que é um viciado em nicotina. Nunca ache que só porque conseguiu parar agora vai conseguir controlar o que quer que seja; lembre-se que foi a falta de controlo que o fez querer deixar de fumar. E voltar ao dilema "Fumar ou deixar" não foi de todo divertido pois não? FUMAR NÃO É UM HÁBITO, É UM VÍCIO!
Counter Stats
astrology
astrology Counter