sexta-feira, setembro 01, 2006

Eu Fumo Porque Sou Auto-Destrutivo!

Muitos fumadores acreditam que continuam a fumar porque têm uma atitude auto-destrutiva. Eles querem ficar doentes. Outros dizem que não querem chegar a velhos. Alguns, arrogantemente, dizem que pretendem fumar até morrer.

Enquanto que algumas pessoas têm de facto problemas com personalidades auto-destrutivas, acredito que a grande maioria dos fumadores não se incluem nesta categoria. Se falar com fumadores que durante a sua vida tinham este tipo de discurso e acabaram por contrair uma doença associada ao consumo de nicotina, constata fácilmente que agora se sentem chocados enquanto doentes. Muitas destas pessoas foram diagnosticadas com cancro do pulmão, enfizema ou sofreram ataques cardíacos e/ou enfartes. Por incrível que pareça, nenhuma destas pessoas que ao longo da vida afirmaram "Vou ter que morrer de qualquer maneira!" "Não preciso de chegar a velho" ou "Quando morrer vou deitado" agora doentes não afirmam: "AH!AH! Finalmente resultou!!! Estou a morrer por causa dos cigarros que fumei!!" NUNCA na sua vida irá encontrar alguém com este tipo de discurso que esteja em pleno uso de todas as suas faculdades mentais.
Pelo contrário, estas pessoas estão agora chateadas, assustadas e arrependidas. Não apenas têm um quadro clínico mais perto da morte do que da vida, bem como têm que viver com a angústia de terem sido os responsáveis pela situação.
Outra situação trágica é vivida por pessoas próximas de fumadores que morreram por motivo de doença associada ao tabaco. Muitos ex-fumadores voltam a fumar por incentivo da própria família ou dos amigos. Normalmente acontece a pessoas que deixaram de fumar não por serem doentes ou estarem a sofrer mas porque desejam sentir-se melhor. Inicialmente estas pessoas sentem-se enervadas e implicativas nos primeiros dias, quando privados de nicotina. Em breve a esposa e os filhos dizem: "Se é assim que vais ser sem cigarros é preferivel começares a fumar!" Se bem que á partida pareça ser uma boa proposta para resolver a impaciência temporária do agora ex-fumador, imagine como se vai sentir esta família quando tiver a notícia que este agora fumador morreu de ataque cardíaco fulminante ou que contraiu cancro de pulmão. A culpa é sem dúvida, enorme.

Alguns argumentos e ideias expostas por fumadores podem parecer irracionais, parecendo que têm mesmo vontade de morrer. Na verdade, não existe nada de errado com esta pessoa - é um efeito simples da droga. O medo dos sintomas de privação (ressaca) ou o medo de enfrentrar o dia-a-dia sem cigarros resulta num mecanismo de defesa para justificar o consumo de nicotina. Assim que pára de fumar estas desculpas desaparecem, deixando qualquer indíviduo em termos psicológicos e de saúde mais fortes desde que sigam uma regra simples : NUNCA MAIS introduza nicotina no seu corpo independentemente da sua forma(cigarros, charutos, adesivos, pastilhas etc..). Eu sei que o conceito parece ser demasiado óbvio, mas acredite, se parar de dar desculpas a si próprio, admitir que fuma porque é viciado numa droga e nunca mais consumir esta planta, o caminho apesar de díficil, não é de todo complicado. Eu prometo.
Counter Stats
astrology
astrology Counter