domingo, setembro 03, 2006

Finalmente! Um Método Seguro Para Fumar

Os fumadores procuram constantemente maneiras de reduzir os riscos que os cigarros trazem á saúde. Infelizmente, a maioria das técnicas para reduzir estes riscos não resultam e por vezes podem mesmo fazer a pessoa aumentar o seu consumo.

O método mais utilizado para redução de risco é provavelmente a escolha dos cigarros "light". Se as pessoas fumassem apenas para perpetuar um simples hábito estes cigarros "light" iriam provavelmente reduzir os riscos. Contudo, a necessidade de fumar não é a continuação de um hábito mas antes a manutenção de um vício. Ao mudar para este tipo de cigarros o fumador tem mais dificuldade em alcançar o nível mínimo de nicotina no sangue que o sub-consciente e o corpo exigem. O fumador acaba por desenvolver formas de compensar esta falta. Estas compensações incluem fumar mais cigarros do que fumava anteriormente, fumá-los até ao caramelo, inspirar o fumo com mais força ou travar o fumo nos seus pulmões por períodos maiores. Ao praticar pelo menos uma destas compensações o fumador consegue atingir os níveis de nicotina que atingia quando fumava a sua antiga marca mas no processo pode aumentar o número de venenos introduzidos no seu organismos pela nova marca. Um dos venenos encontrados em maior escala neste tipo de cigarros é o monóxido de carbono, o principal responsável por doenças circulatórias e coronárias em fumadores. Além disso, para os cigarros "light" terem um sabor mais agradável, muitos aditivos e indutores de sabor são introduzidos nos cigarros. A indústria tabaqueira não é obrigada a divulgar os químicos utilizados, contudo é de senso comum que a maioria destes químicos são cancerigenos.

Também o filtro dos cigarros pode fazer diferença na quantidade de veneno que vai para os pulmões. Alguns filtros são mais eficazes que outros, mas tal como antes o fumador vai desenvolver maneiras de enviar para os pulmões a mesma quantidade de fumo de modo a obter a mesma quantidade de nicotina. Os filtros podiam ser desenvolvidos de modo a que conseguissem retirar toda a nicotina do processo de inalação, mas é a nicotina que o faz fumar cigarro atrás de cigarro e faz desta indústria um negócio extremamente lucrativo.

Outro método para redução de risco são os suplementos vitamínicos. A eficiência com que o nosso corpo admite vitamina C é prejudicado pelo consumo de cigarros. Quando os fumadores se apercebem disto começam a tomar vitamina C. O problema é que a vitamina C, tal como o consumo de alcóol ou um episódio de stress tem como consequência fisiológica a acidificação da urina, resultando numa perda drástica de nicotina no organismo obrigando o fumador a repôr os níveis de nicotina no seu corpo de um modo mais frequente do que se não tomasse qualquer suplemento. Ao fumar mais cigarros, toma mais vitamina C do que realmente precisa e fica de novo mais exposto aos químicos que viajam pelo seu organismo.

A conclusão lógica é que a única maneira segura para reduzir os riscos inerentes ao consumo de tabaco é parar de fumar. Só assim, as suas hipóteses de contrair doenças coronárias, cancro ou enfizema serão reduzidas ao nível das pessoas que não fumam. Para manter estes riscos em níveis mínimos só tem que se lembrar que: FUMAR NÃO É UM HÁBITO, É UM VÍCIO!
Counter Stats
astrology
astrology Counter