domingo, setembro 03, 2006

O Poder da Publicidade

Um pai sentou-se no sofá a reflectir sobre a alegria que os seus dois filhos lhe trouxeram durante o presente ano. Decidiu então que ambos podiam escolher um presente que gostassem. Quando perguntou ao mais velho o que queria este respondeu: "Ah.. gostava de ter tantas coisas.. uma bicicleta, uns patins ou um carro telecomandado; gostava de ter todos, mas se tiver só um fico bastante contente."O pai ficou satisfeito tendo assim por onde escolher. De seguida perguntou o mesmo ao filho mais novo de 8 anos; esta criança invejava o irmão por este ter tantos brinquedos e conseguir praticar tantos desportos com uma óptima destreza. Quando o pai fez a pergunta a criança respondeu: "Quero uma caixa de tampões da Tampax!" O pai perplexo perguntou: "Pra que raio queres tu uma caixa de tampões?" A pobre criança sem saber bem o que tinha dito limitou-se a dizer: "Com Tampax, voçê pode fazer ski, andar de bicicleta, fazer patinagem, andar de cavalo e fazer todo o desporto que lhe apetecer."

Esta história ilustra bem um ponto sério. As mensagens publicitárias influenciam os nossos desejos por produtos materiais. Mais, quanto mais ingénuos formos, mais a publicidade resultará. A publicidade frequentemente exagera ou diminui as caracteristicas de determinado produto; e nenhum produto abusa mais do que os cigarros.

Tal como a criança da história do Tampax esperava maravilhas deste produto que não conhecia, os fumadores acreditam plenamente que tiram grandes vantagens a nível emocional através do consumo de cigarros. Dizer a um fumador a verdade sobre os seus cigarros resulta invariavelmente em negação e desconfiança. Ele no fundo, não consegue acreditar que estes seus amigos e aliados, possam de alguma maneira o prejudicar. Os cigarros ajudam-no a ultrapassar episódios traumáticos e a gozar a vida a 100%. Pense em todas as coisas que o fumador faz com os seus cigarros. Acorda com eles, trabalha com eles, brinca e joga com eles, come e bebe com eles, leva-os á casa de banho, lê o jornal com eles, vê TV com eles, socializa com os amigos (e mais uma vez com eles) e até durante o sexo pensa em cigarros. Se uma pessoa passa-se tanto tempo com um fumador como os cigarros passam, este fumador já estaria pelos cabelos com essa pessoa. Mas os seus cigarros não - eles tornam qualquer actividade em algo dinâmico e inovador. Até a publicidade assim o diz.

A publicidade crê assim, mas não é esta a verdade. O fumador não fuma durante todas estas actividades porque quer mas antes porque é obrigado a tal. O fumador é nada mais que um viciado em droga. Eles não conseguem tirar prazer de actividades perfeitamente normais, independentemente de quão boas são, até que os níveis mínimos de nicotina no sangue sejam alcançados. Os fumadores são controlados por este produto. Os cigarros não são seus amigos. Assim que se vir livre deles, mantenha-se assim - livre. Sim, eles vão chamá-lo, mas no fundo voçê sabe a verdade sobre eles.

Não deixe que um fumador ou qualquer indústria tabaqueira o convença do contrário.

A sua vida vai ser melhor sem cigarros.

Considere tudo isto e lembre-se: FUMAR NÃO É UM HÁBITO, É UM VÍCIO!

1 Comments:

Blogger Thalita Covre said...

Estava fazendo uma pesquisa e acabei no seu blog. Muito bom texto, didático e contestador.
Muito bom.

domingo, novembro 01, 2009  

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