segunda-feira, agosto 28, 2006

Eu fumo porque adoro fumar !

Pergunte a qualquer fumador o porquê de fumar e regra geral todos respondem da mesma maneira: "Porque gosto de fumar".

Apesar da pessoa dizer isto, com toda a honestidade, é um argumento errado tanto para o fumador como para quem ouve. A pessoa fuma não porque gosta de fumar, mas antes porque não aguenta o facto de não fumar. Confusos ? Passo a explicar.


A nicotina é uma droga extremamente poderosa. O fumador trava uma luta diária para manter um nível mínimo de nicotina na sua corrente sanguinea (percebe agora porque é indispensável fumar logo pela manhã?). Cada vez que este nível mínimo cai abaixo do habitual o fumador experiencia sintomas de privação - a vulgar ressaca. Sim, é uma expressão forte, mas é isto que um fumador sente quando privado dos seus queridos cigarros. Todos sabemos como é que fica quando passa longos períodos de tempo sem fumar - fica tenso/a, irritável, ansioso/a e em alguns casos até demonstra sintomas físicos.

A pessoa que afirmou há minutos atrás que "fumava porque gostava" não gosta destes sintomas de privação. A única coisa que vai aliviar estes sintomas vai ser o seu melhor amigo: um cigarro. A nicotina que entretanto se perdeu na corrente sanguínea é agora restabelecida para os seus níveis normais e o fumador sente-se imediatamente melhor, e por conseguinte, soube-lhe bem ter fumado aquele cigarro. Aquilo que o fumador chama de prazer é simplesmente o alívio de uma situação que foi provocada pelos cigarros. Assim que fuma um cigarro e se sente aliviado deu início de novo ao ciclo e quando sentir de novo estes sintomas de privação irá fumar de novo. O ciclo não acaba. Mas eventualmente acaba consigo.


O fumador tem também que ter cuidado para não exceder o limite máximo que o seu corpo tem em relação á nicotina, caso contrário poderá sofrer um dos vários graus de intoxicação por nicotina. Muitos fumadores, podem atestar esta afirmação; por norma este fenómeno ocorre depois de uma festa até altas horas ou num acontecimento especial onde o consumo habitual de cigarros é ultrapassado e a pessoa sente-se tonta, com náuseas e de uma maneira geral, letárgica.


Ser um fumador de sucesso é o mesmo que ser um malabarista de circo numa corda bamba; o fumador tem que manter constantemente um balanço entre estes dois extremos - nicotina a mais ou a menos. O medo que acompanha o fumador quando decide deixar de fumar é que o resto da sua vida como não-fumador será tão horrível como os primeiros dias em que deixou de fumar. O que o ex-fumador irá compreender é que os sintomas de privação lentamente começam a desaparecer. Primeiro, a vontade de fumar irá gradualmente diminuir quer em quantidade, quer em intensidade. Irão haver intervalos cada vez maiores entre"vontades". Irá chegar ao ponto em que o ex-fumador passará dias sem se lembrar de um cigarro. Contudo, os que continuam a fumar, continuam também a travar uma luta diária com a sua corrente sanguinea.


Incluida nesta batalha está a despesa diária de comprar maço atrás de maço e a perigosa aventura de introduzir no seu corpo um veneno da natureza - a nicotina - bem como cerca de 4000 químicos introduzidos em todos os cigarros do seu amado maço.


Da próxima vez que achar que gosta assim tanto de cigarros, recoste-se e pense de uma maneira objectiva e clara porque raio é que voçê tem uma idealização tão divina acerca deste perigoso produto. Considere todas as consequências. Se deixar de fumar vai perceber que está fisica e mentalmente melhor do que alguma vez esteve como fumador. Considere tudo isto e lembre-se: FUMAR NÃO É UM HÁBITO, É UM VICIO!

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Desafio qualquer um . Listar os 4000 venenos do cigarro. Sou ex fumante há 17 dias e n voltarei a fumar. Mas por favor! Sem hipocrisia ou apelação. Não precisei disso p parar. Meter medo sem fundamento e puro pragmatismo dos ignorantes. Obrigado

domingo, dezembro 09, 2012  
Anonymous Matheus said...

Quanta bobagem!
Concordo com o comentário acima!

quarta-feira, fevereiro 20, 2013  

Enviar um comentário

<< Home

Counter Stats
astrology
astrology Counter