quarta-feira, setembro 20, 2006

Eu Não Quero Morrer!

Muitos dizem isto de cigarro na mão depois de diagnosticados com alguma doença derivada do consumo de cigarros. Apesar de esta ser uma óptima razão para deixar de fumar, muitos continuam a fumar e alguns morrem inclusivé de cigarro na mão.

Contudo, o facto de querer deixar de fumar vai muito mais além do simples motivo de não querer morrer. Primeiro que tudo, voçê deve deixar de fumar porque quer viver. Não quer apenas viver, como quer também ser saudável para gozar a vida em pleno, em vez de apenas "existir"num mundo no qual voçê não consegue participar ou tirar proveito dele na sua plenitude. Voçê deve perceber que quer deixar de fumar para que nunca mais fique sob o controlo de um produto que nada mais faz do que prejudicá-lo. Voçê deve perceber que nunca mais quer cheirar a cinzeiro. Voçê deve perceber que não quer ser visto como um indíviduo fraco ou então ter pessoas constantemente a questionar a sua inteligência só porque voçê fuma. Voçê deve também perceber, que voçê próprio não se quer ver assim e perguntar constantemente o que é que se passa consigo por continuar a fumar. Quanto mais perceber realmente porque é que fuma, mais fácilmente será para si tomar a decisão de deixar de fumar.

E se amanhã me disessem que fumar não faz mal absolutamente nenhum (isto não vai acontecer mas supunhamos que sim). Será que eu voltava a fumar? A resposta é simples: NÃO. Porquê? Pelo simples facto de não querer ser controlado por uma droga. Em especial, uma que me mata dia-a-dia. Eu estou completamente apaixonado pelo facto da minha vida não girar á volta de uma erva suja, que cheira e sabe mal. Ser constatemente enganado pelo meu próprio cérebro por causa de uma droga foi bastante degradante.

Não é preciso força de vontade suprema capaz de mover montanhas para deixar de fumar. Eu sou um homem igual a muitos outros. Milhões de pessoas todos os anos páram de fumar para sempre. Basta parar para pensar com LÓGICA. Assim que fizer o click no seu cérebro vai perceber que fuma porque é viciado em nicotina. Os sintomas de privação são incomfortáveis (se não fossem, voçê já tinha parado de fumar) mas perfeitamente ultrapassáveis. Os benefícios de não fumar ultrapassam bastante os de fumar. Se é a 1ª vez que tenta, aguente 15 dias. Depois disso, conscientemente escolha se quer permanecer assim ou voltar a fumar. Se já ultrapassou este período de tempo, mas voltou a fumar, lembre-se da regra de ouro de qualquer vício e que para a nicotina também se aplica: se fumar, injectar, mastigar ou inalar a quantidade mínima que seja de nicotina vai voltar ao seu consumo anterior numa questão de horas, dias ou semanas - demore o que demorar vai voltar ao consumo anterior, acredite. Não pense que vai controlar melhor o consumo de tabaco; foi o descontrolo que tinha que o fez parar certo?

A ideia de nunca mais fumar o resto da vida é assustadora para muitos fumadores. Para contornar este medo, quando deixar de fumar encare um dia de cada vez. Amanhã é amanhã. Mas hoje não vai fumar. Simples. No fim desse dia, congratule-se por não ter fumado. E continue assim. Rápidamente chegará o dia em que já não se lembra de ter que dizer: "Hoje não vou fumar." E acredite, não demora assim tanto tempo como isso.
Counter Stats
astrology
astrology Counter