sábado, setembro 30, 2006

"Depois de 10 anos ele diz que tem dias que lhe apetece fumar!!!"

A vontade de fumar após dias, semanas, meses ou até anos depois de se ter deixado de consumir nicotina é nada mais do que uma memória ou um simples pensamento, bastante diferente da vontade que se sentia nos primeiros dias quando deixou de fumar. A vontade dos primeiros dias é digamos, "fisiológica", ou seja, advém do nosso corpo pedir por nicotina e nós não administrarmos a respectiva dose.

A verdade é que passado algum tempo, estas "vontades" que na verdade são mais memórias que outra coisa qualquer são traduzidas mais ou menos em, "Um cigarrito até ia bem agora." Esta é a mesma vontade que se tem quando está para dar uma limpeza na casa num sábado á tarde. Aquela vontade que dá, mas se tiver qualquer coisa melhor para fazer, acaba por fazê-lo.

Outras "vontades" são as dos pensamentos estilo "Eu costumava fumar enquanto fazia isto." Não é na verdade vontade de fumar, mas sim a sensação que falta alguma coisa. Pode até existir aquela sensação que se devia estar a fazer algo e não está, mas não se sabe bem o quê. De repente, compreende que sempre que fazia determinada acção o cigarro estava lá a acompanhar. De novo, não é que a pessoa queira um cigarro, simplesmente a rotina é agora diferente e a pessoa naturalmente estranha.

Indíviduos que não fumam há bastante tempo, passam dias, meses, anos sem pensar em cigarros. Os dias que eles chamam de um "mau dia", são aqueles que não pensaram em cigarros durante 23 horas, 59 minutos e 55 segundos. Além disso, estes 5 segundos foram uma memória e nada mais que isso.

Mas existe sempre uma alternativa: fumar. Que por acaso, está constantemente acompanhada da vontade de deixar de fumar. Sempre que vai ao médico, a casa de amigos ou família que não fumam mas onde voçê quer fumar, quando é diagnosticado com alguma doença associada ao tabaco, lê uma notícia no jornal relacionada com um novo risco sobre os cigarros, paga mais uma taxa pelos mesmos, encontra um amigo que conseguiu deixar de fumar mas voçê não, ter que ir á rua no meio de mau tempo só para fumar, tudo pelo luxo de um cigarro.

Sim, muitas vezes fumar faz com que voçê perca controlo sobre a sua vida.

Como ex-fumador poderá haver alturas em que lhe apetece fumar um cigarro. Como fumador haverá alturas em que lhe vai apetecer deixar de fumar. Nenhum dos lados é perfeito, contudo, eu e voçê sabemos qual é o lado mais vantajoso.

É preferível ser um não-fumador com uma vontade esporádica de fumar ou um fumador com uma vontade constante de deixar?

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

é tudo verdade

estou a escrever hoje dia 01-11-2006 .
por acaso vi este blog, e digo por acaso porque a minha filha pediu-me para fazer um trabalho para a escola sobre o tabaco, foi então que li a totalidade do post.

estou neste momento à uma semana sem fumar, até nem têm sido dificil estar sem fumar, espero que desta vez consiga, tento não pensar em fumar durante o dia e realmente tenho conseguido.
evito o café e certas rotinas diárias.

vou guardar este endereço e e irei acompanhar outros postes espero vir aqui de tempos a tempos, e vitorioso dizer continuo sem fumar.

cumps..... a todos que por aqui passarem

quarta-feira, novembro 01, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Counter Stats
astrology
astrology Counter