domingo, dezembro 03, 2006

Allen Carr

Foi com tristeza que li no jornal sobre a morte de Allen Carr. Desconhecido para muitos, este senhor ficou famoso pela sua revolucionária abordagem acerca da cessação do consumo nicotina; chamava-lhe Allen Carr o "Easy Way", por considerar que qualquer fumador que tivesse uma noção clara e transparente do que era a nicotina e o seu consumo, deixaria naturalmente de fumar. Toda a sua teoria pode ser encontrada e lida através do seu livro Método Simples Para Deixar De Fumar.

Bem sei que o título faz lembrar os livros de auto-ajuda norte-americanos com taxas de sucesso de 0,01% nas matérias que pretendem dissecar, contudo não é o caso deste senhor. Allen Carr exportou a sua ideia para o mundo inteiro, as suas clínicas têm taxas de sucesso de 95% e compromete-se mesmo a devolver o dinheiro caso a pessoa não consiga deixar de fumar.

Eu pessoalmente, apesar de não subscrever toda a teoria de Allen Carr, expresso aqui a minha sincera homenagem a alguém que contribuiu de uma forma inegável e avassaladora para o fim de um vício que destrói milhões de vidas.

Ironia do destino, Allen Carr morreu com cancro do pulmão. Segundo os seus médicos não terá sido por todo o tempo que fumou, mas antes devido a um pormenor único das suas consultas: os fumadores de acordo com o seu método, podiam fumar durante as sessões (técnica a que Allen chamava de "deixar de fumar, fumando"). Todo o fumo inalado de forma passiva durante os anos contribuíram decisivamente para o fim de Allen.

Até mais.
Counter Stats
astrology
astrology Counter