quarta-feira, outubro 11, 2006

Ostracismo

Este foi um texto que escrevi há uns tempos e que ficou perdido num notepad somewhere até agora.
~
Em relação ao que foi escrito sobre os direitos dos fumadores e não-fumadores um cronista referenciava o facto de Miguel Sousa Tavares ser referido num determinado jornal como um "conhecido fumador". Confesso que me ri bastante; como é que alguém se pode orgulhar de ser um "conhecido fumador"? Arrisco-me a dizer que nem o próprio MST, acérrimo defensor das artes tabagistas, gosta de se intitular como um "conhecido fumador."

Já referi noutros posts que apesar de fumar ser mortal, psicologicamente é muito mais devastante do que no aspecto físico. As limitações são de várias ordens, mas as de nível comportamental, social e psíquico são deveras preocupantes. Na Europa, existe um número maior de não-fumadores do que de fumadores. Em consequência, as pessoas que ainda fumam, hoje em dia, sofrem muito mais socialmente do que há alguns anos. Como diz uma amiga com frequência (fumadora): "Nós parecemos que temos a peste!" Pois é, nos dias que correm os fumadores encontram-se diáriamente em situações onde não podem fumar. Muitos estão 8 horas sem fumar, porque não é permitido fumar nos locais de trabalho. Em algumas situações de convivência social descobrem que são os únicos na mesa que fumam. Sentem que não são bem-vindos em casa de amigos e familiares que não fumam. São obrigados a lidarem com os sintomas de privação da nicotina ou então com a vergonha de ter que pedir onde é que podem ir fumar um cigarro; a resposta pode resultar em: "Na escada do prédio."

Muitos não-fumadores estão agora a exercer o seu direito de respirar ar limpo, algo que há 15 anos atrás parecia ridículo e de mau gosto. O ostracismo votado aos fumadores é cada vez mais feroz.
Cada vez que acender um cigarro considere todas as implicações de fumar esse cigarro. Vai dar de novo força a um vício destrutivo e mortal e praticar uma actividade conotada socialmente como sendo negativa. Voçê quer mesmo passar a sua vida a ser referido como um "conhecido fumador"?

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Concordo, eu fumo e morrerei a fumar, mas concordo com o post, no entanto coloco uma pergunta, e o fumo dos carros? Ar puro, onde? Boa semana

segunda-feira, outubro 16, 2006  
Blogger Miguel F said...

Olá amigo barão!

Pergunta pertinente. Vou escrever um novo post a abordar a questão dado que é argumento muitas vezes utilizado em debates sobre o tabaco.

Boa semana

segunda-feira, outubro 16, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Counter Stats
astrology
astrology Counter