segunda-feira, janeiro 01, 2007

Um Dia De Cada Vez

Este conceito é aplicado em praticamente qualquer programa que vise a cessação de um vício, a recuperação de um evento traumático da vida pessoal ou qualquer outro tipo de conflito emocional.

Não é diferente quando quer deixar de fumar. Muitos têm dificuldade em aplicar este género de filosofia por acharem que o vício da nicotina não pode ser comparado por exemplo com programas de recuperação de heroína e nesse contexto usar as mesmas técnicas é ridículo. Pois bem, se tivermos então em conta que os cigarros matam mais que a heroína, a cocaína, o ecstasy, o LSD e os acidentes de viação todos juntos, o cenário e as medidas a serem tomadas provavelmente precisam de ser encarados com a mesma seriedade de outro vício qualquer.

No início, "um dia de cada vez" é um conceito muito mais forte do que "nunca mais vou fumar o resto da minha vida". Garantidamente. Pelo simples motivo, de um ex-fumador no princípio achar que a vida sem cigarros é uma tristeza e um vazio total.
Chega então um dia em que o ex-fumador chega (por sentir dentro de si mesmo) à conclusão que é melhor assim: sem nicotina. Contudo, de quando a quando, vai ter vontade de fumar: stress no trabalho, problemas em casa, convívio social (como a noite de ontem) etc.. A única coisa que precisa de dizer a si próprio é que hoje não vai fumar. Amanhã é outro dia para se preocupar com isso. Passado uns minutos já não se lembra do cigarro e no dia seguinte provavelmente já não se lembra de fumar.
É também importante chegar ao fim do dia e ficar orgulhoso por não ter fumado hoje. É uma tarefa difícil e como tal deve congratular-se por isso. Lembre-se, um dia de cada vez.

Eu próprio, que não fumo há bastante tempo, um dia destes a rever fotos com a esposa vi uma fotografia minha a fumar. Comecei, sem querer, a fantasiar. A pose e o estilo de cigarro na mão, o fumo a ser expelido perfeitamente da boca, enfim, uma patetice pegada quando dei por mim a pensar naquilo tudo; não foi mais do que a nicotina adormecida no meu cérebro a querer despertar. Em 2 segundos adormeceu de novo.

Bom Ano!
Counter Stats
astrology
astrology Counter