sexta-feira, dezembro 08, 2006

Observação

Apesar das minhas incursões por temas da actualidade, o propósito do blogue continua a ser o esclarecimento sobre o consumo de nicotina; quando alguém começa a planear deixar de fumar, muitas vezes pensa: "Toda a gente no trabalho fuma, o jardineiro fuma, a minha mulher fuma, porra até o 1º ministro fuma!.. Como é que vou aguentar dia e noite vendo todos a fumar?"

É verdade, que alguém que deixou de fumar recentemente quando vê alguém a fumar começa imediatamente a criar ilusões e fantasias sobre os cigarros, esquece todo o mal que lhe fizeram, esquece também os motivos (regra geral, nada agradáveis) que o levaram a deixar de fumar e toma lá, começa a fumar de novo. Em vez de começar automaticamente a sonhar com o cigarro perfeito que tal aguardar uma hora e observar um amigo fumador. Verá que naquela hora ele vai fumar vários cigarros em modo de piloto automático, ou seja, a fumar de uma maneira que você não quer fumar. Você, só quer um cigarrinho. Mas sabemos todos que fumar é uma preposição de TUDO ou NADA. Não existe "um cigarrinho."

A maioria dos fumadores nem sequer tem prazer na maioria dos cigarros que fuma. Se perguntar a um fumador quantos cigarros é que fumaria por dia se pudesse escolher ele responderia 2 ou 3. A seguir ás refeições, com um café ou depois de fazer sexo seria suficiente. Mas o fumador, consome 20, 30, 40 ou mais por dia. Para quê se 2 ou 3 eram suficientes? Se quer deixar de fumar, já sabe a resposta.

Fantasias, sonhos ou ilusões sobre o cigarro perfeito levam apenas a recaídas. É inútil pensar que fuma um e depois acabou-se de novo. Simplesmente, isso não existe. Quantas vezes já ouviu de alguém próximo: "Tive uns meses sem fumar.. fumei um cigarro num casamento, 3 dias depois já fumava 2 maços de novo." Este conceito é aplicável para pessoas que deixaram de fumar há 15 dias, 6 meses ou 20 anos. Um chega para voltar ao consumo antigo e rebentar com tudo.

Uma vez sem nicotina no corpo, mantenha-se assim. A mais leve forma de nicotina que entre no seu corpo é a garantia de todo o esforço pelo cano abaixo. Se tomar a decisão de deixar de fumar, não pense duas vezes se tomou a decisão correcta; se não tiver mais o que argumentar consigo próprio saia à rua e pergunte a todas as pessoas que encontrar se é melhor fumar ou não fumar. Parece estranho este raciocínio, mas a argumentação Eu vs Nicotina nas primeiras semanas consegue chegar a este ponto. A boa notícia é que esta argumentação não dura para sempre. Quanto mais souber o que é na verdade a nicotina, mais rapidamente consegue parar.
Counter Stats
astrology
astrology Counter